Biorresíduos Ovar

PreZero Portugal inicia recolha de biorresíduos em Ovar

Notícias

Cerca de 140 estabelecimentos de restauração do canal Horeca já aderiram à recolha seletiva de resíduos alimentares.
13 de outubro de 2022

A Câmara Municipal de Ovar já avançou com o projeto de recolha de biorresíduos no Município, que prevê a realização de três circuitos: circuito dedicado aos produtores da área da restauração, circuito dedicado à recolha porta a porta de produtores domésticos da freguesia de Válega, e circuito dedicado à recolha dos resíduos alimentares em contentores instalados na via pública, espalhados por todo o concelho de Ovar. 

 O fornecimento dos contentores de biorresíduos, assim como a sensibilização dos produtores para aderirem ao projeto, está a cargo da Câmara Municipal. O projeto, que está a ser implementado de forma faseada, arrancou no início de outubro com a recolha no Canal Horeca e pretende abranger mais de 350 estabelecimentos de restauração, cantinas, supermercados e mercados, na recolha seletiva de resíduos alimentares. 

Cerca de 140 produtores viram, na semana passada, os seus contentores de 80L, castanhos, específicos para os biorresíduos serem recolhidos pela PreZero Portugal. Esta tipologia de resíduos consiste em restos de preparação e confeção das refeições, sobras de alimentos (restos de comida), restos de produtos frescos não embalados (legumes, frutas, carnes e peixe), pão e bolos. Este circuito é executado por 2 colaboradores com 1 viatura de recolha de resíduos. Nesta primeira semana de arranque do projeto, a PreZero Portugal recolheu no canal Horeca cerca de 500 kg/dia de resíduos alimentares.

Biorresíduos Ovar
Biorresíduos Ovar
Biorresíduos Ovar