PreZero muda o papel

Notícias

O papel Silphie é apresentado como uma nova alternativa para soluções de embalagens sustentáveis no Dia da Sustentabilidade Alemão.

09 de dezembro de 2021

Este ano, no Dia da Sustentabilidade Alemão em Düsseldorf, a PreZero e a sua marca OutNature apresentaram, o enorme potencial do papel produzido à base de fibra. O prestador de serviços ambientais do Grupo Schwarz apresentou os seus primeiros resultados no site – resultados esses que podem indicar o caminho a seguir no setor retalhista. Estes resultados foram alcançados em tempo recorde, graças à colaboração com o produtor de bens de consumo Procter & Gamble. Durante um discurso conjunto intitulado “O Poder de transformação das Parcerias Sustentáveis”, Thomas Kyriakis, CEO da PreZero, e Astrid Teckentrup, CEO da Procter & Gamble DACH, partilharam informações sobre a colaboração.

“Ao promover a Economia Circular e ao converter os recicláveis com a PreZero, estamos a dar uma contribuição sustentável para a utilização cuidadosa dos recursos. Com a P&G, estamos a reimaginar a ideia de “colaboração”, de acordo com a nossa responsabilidade partilhada como grande empresa, para elevar a Economia Circular a um novo nível”, explica Thomas Kyriakis. As duas empresas irão reunir as suas competências através de uma transferência mútua de know-how e, como pioneiras, irão impulsionar conceitos inovadores de sustentabilidade.

Como primeiro marco, as duas empresas irão criar embalagens sustentáveis, primárias e secundárias, sob o tema “mudança de papel” para as introduzir no mercado com sucesso. A base para isto é o inovador papel reciclado Silphie da marca OutNature da PreZero, produzido a partir das fibras da planta sílfio, que são rapidamente renováveis e amigas das abelhas. Expositores das marcas P&G’s Gillette e Always feitos com papel Silphie estarão à venda no Lidl e no Kaufland já em Dezembro de 2021 – e está a ser desenvolvido um trabalho sobre outras possíveis aplicações.

A P&G está comprometida em ser uma empresa neutra em carbono até 2040. Para isso, precisamos de avanços tecnológicos. Também queremos influenciar o setor retalhista com soluções sustentáveis. A nossa abordagem à inovação e para uma maior sustentabilidade é sempre a parceria. Isto aplica-se às embalagens, assim como se aplica, também, à descarbonização da cadeia de abastecimento. O projeto Silphie é um exemplo notável do poder de transformação advindo da cocriação”, afirma Astrid Teckentrup, explicando a sua opinião sobre a parceria.

Para além da colaboração na área das embalagens, as duas empresas vão analisar especificamente outras etapas do ciclo de reciclagem, com o intuito de identificar outras potencialidades e reforçar a economia circular como um todo.

A PreZero ambiciona um mundo que não desperdice recursos resultante dos ciclos fechados: Zero desperdícios, 100% reciclável. É por isso que a PreZero está sempre à procura de novas matérias-primas, processos e conceitos que combinem de forma convincente a ecologia e a economia.