Bravo Europa

BRAVO EUROPA!

13 de fevereiro de 2023

A proposta da Comissão Europeia para um novo regulamento sobre embalagens (“Regulamento de Embalagens e Resíduos de Embalagens, PPWR”) é um grande e importante passo no caminho da Europa em direção a uma economia circular sustentável. A PreZero apoia o objetivo da União Europeia de assegurar que todas as embalagens sejam reutilizáveis ou recicláveis de forma economicamente viável até 2030. Se seguirmos este caminho de forma consistente, a União Europeia tornar-se-á um modelo global na prevenção de resíduos e na reutilização amiga do ambiente de materiais recicláveis.

Bravo Europa 2

Produzimos demasiados resíduos. Em todo o mundo, mas especialmente na Europa. Mudar rapidamente este paradigma é a tarefa da nossa geração. A forma de o conseguir parece simples, devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para utilizar materiais recicláveis, não apenas uma vez, mas para os manter em circulação durante o máximo de tempo possível. Idealmente, devemos até reciclá-los uma e outra vez. No entanto, implementar a reciclagem de uma forma sistemática é uma tarefa desafiante. Tanto tecnicamente, como politicamente.

Tecnicamente, porque atualmente uma grande parte das embalagens utilizadas no comércio a retalho e na indústria não satisfazem os requisitos para serem reutilizadas. Por exemplo, possuem materiais que não são recicláveis ou que não podem ser separados mecanicamente, ou pior ainda, têm um design que torna a sua reciclagem razoável impossível. Estes fatores devem ser alterados e isto exige normas europeias para a reciclabilidade das embalagens, às quais todos os produtores e utilizadores de embalagens no nosso continente devem aderir no futuro.

UM PASSO IMPORTANTE PARA A CONCRETIZAÇÃO DO PACTO ECOLÓGICO EUROPEU

Isto leva-nos à política. A criação destas normas e a construção de um consenso entre os Estados-Membros sobre elas é um processo complexo. Por exemplo: Apenas se houver especificações uniformes dentro da União Europeia sobre como os resíduos devem ser recolhidos, separados e eliminados (também pelos consumidores), será possível uma triagem razoável por parte das empresas especializadas nesta área, utilizando tecnologia de ponta.

No nosso ponto de vista, a alteração proposta pela Comissão Europeia à Diretiva sobre Embalagens cria as condições certas para resolver tanto os obstáculos técnicos como políticos, e ao mesmo tempo é um passo importante na implementação do chamado “Pacto Ecológico Europeu”, com o qual pretendemos tornar-nos neutros em termos climáticos na Europa até 2050.
Um sinal encorajador para a União Europeia ao implementar este regulamento, é que podemos recorrer a exemplos de melhores práticas utilizadas na Europa e aprender uns com os outros. Na Alemanha, por exemplo, o “Zentrale Stelle Verpackungsregister” (ZSVR) já criou normas muito pertinentes, e na nossa opinião, exemplares para a medição do design reciclável, que agora podem ser utilizadas como modelo em toda a Europa e desenvolvidas continuamente.

Bravo Europa
Um sinal claro para a Reciclagem de mais Plásticos

Para além da reciclabilidade, as novas embalagens em particular, devem ser também feitas de material que já tenha sido reciclado, para que o ciclo funcione verdadeiramente. Assim sendo, também apoiamos um outro projeto importante do novo regulamento da União Europeia: percentagens mínimas para a utilização de plásticos reciclados em embalagens e produtos.
No entanto, existem condições importantes a ter em consideração:
A disponibilidade de reciclagem suficiente, a resolução de obstáculos regulamentares à sua utilização em embalagens alimentares, bem como, a construção de novas instalações de reciclagem e a definição de sistemas de recolha adequados em todos os Estados-Membros, porque esta é a única forma de reciclar os materiais valorizáveis de uma forma amiga do ambiente. Ao mesmo tempo, acreditamos que é correto e importante responsabilizar os produtores de embalagens pela organização da recolha e reciclagem dos próprios materiais recicláveis da forma mais eficiente possível.

Por último, mas não menos importante, consideramos muito positivo que a indústria e o comércio estejam a receber orientações específicas, por exemplo, sobre a separação das embalagens para os consumidores e a redução das embalagens, sem perder de vista objetivos essenciais – como por exemplo, quando se trata da proteção incondicional dos alimentos ou, no caso da redução do peso, o risco de perder a reciclabilidade.

Na PreZero, acreditamos que a nova Diretiva sobre as Embalagens é um sinal claro de que podemos fazer um bom uso do nosso mercado doméstico e das nossas diferentes competências e experiências em toda a Europa – Para um futuro mais limpo.