Economia Circular da PreZero Portugal

Economia Circular

A Economia Circular quer imitar a natureza e criar ecossistemas locais. Este novo modelo é apresentado como um sistema de aproveitamento de recursos, que contribui para a racionalização da utilização dos recursos naturais, sem comprometer o futuro das próximas gerações.

Defende um novo modelo de desenvolvimento e crescimento baseado na otimização do uso dos recursos, materiais e produtos disponíveis, mantendo o seu valor no conjunto da economia durante o maior tempo possível. Maximiza os recursos que retornam ao processo de produção, reduzindo a criação de resíduos. A sociedade está a evoluir do modelo tradicional baseado em produzir, utilizar e deitar fora, para o novo paradigma de reduzir, reutilizar e reciclar.

Na PreZero, entendemos a Economia Circular como uma fonte de criação de valor, presente na transformação das nossas instalações de tratamento de resíduos, em centros de recuperação de recursos e matérias-primas secundárias, assim como na criação de novos modelos de negócio baseados na aplicação dos princípios desta economia.

Modelo de Economia Circular

Economia Circular infografia

A experiência da empresa cobre todo o ciclo de vida dos resíduos, desde a recolha à reciclagem, bem como a transformação final dos resíduos em matéria ou energia.

A PreZero desenvolveu diferentes soluções que permitem fechar o círculo para alguns materiais que, até então, eram considerados resíduos: convertendo esses resíduos em recursos, ou fabricando matérias-primas secundárias, dando uma segunda vida aos resíduos que produzimos.