Artigo de Elisabett Russo_Repensar tradições festivas: estratégias para um Natal sustentável e consciente

Repensar tradições festivas: estratégias para um Natal sustentável e consciente

Blog

Publicado a 19 de dezembro de 2023

Nesta altura de celebração, do Natal e do Ano novo, é importante refletirmos sobre o impacto ambiental que o consumo excessivo desta época causa. O Natal pode ser um momento de celebração e partilha e, ainda assim, ser sustentável e consciente, reduzindo a quantidade de resíduos que normalmente são gerados nesta data.  

O Consumo excessivo no Natal

O Natal tornou-se sinónimo de presentes, decorações extravagantes e excessos alimentares. Estas tradições festivas levam a um aumento massivo na produção e a um maior consumo de materiais, o que contribui para uma pegada ambiental maior. Estes comportamentos resultam numa quantidade irresponsável de embrulhos (alguns dos quais não podem ser reciclados), em decorações descartáveis e, geralmente, de plástico, e em presentes de uso único ou desnecessários. Além disso, a produção destes artigos consome recursos naturais escassos, aumentando a pressão sobre o ambiente. O consumismo natalício gera uma quantidade assustadora de resíduos, muitos dos quais difíceis de reciclar.

De acordo com os dados do Relatório do Estado do Ambiente 2022, da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, na última semana de 2022 a quantidade de resíduos produzidos foi, em média, de 13,5 Kg por habitante, já nas outras semanas do ano a média foi de 10 Kg por habitante. Isto significa que, na época natalícia, são produzidos cerca de 35% mais resíduos do que o habitual

Resíduos que resultam do consumismo excessivo da época natalícia
Contudo, podemos viver a magia do Natal com a família e amigos, e aplicar algumas práticas sustentáveis e conscientes:

1.  Prendas com propósito: Opte por presentes que tenham um impacto ambiental menor, como produtos feitos de materiais reciclados, artigos de longa duração, produtos locais, artesanato sustentável ou experiências em vez de objetos físicos. Outra dica é pesquisar as marcas e empresas fabricantes que assumem compromissos sustentáveis e que incentivam à circularidade. 

2.  Embrulhos Reutilizados: Evite comprar papel de embrulho, principalmente se não for reciclável. Escolha opções mais criativas e amigas do ambiente, por exemplo: restos de tecidos, papel de jornal ou caixas antigas. Estas alternativas para além de evitarem o aumento de resíduos, dão um toque mais pessoal à prenda. 

3.  Decorações Sustentáveis: Não compre todos os anos novas decorações de Natal. Utilize as que já tem ou crie novas a partir de materiais que tem em casa ou que podemos encontrar na natureza. Por exemplo, este ano para decorar o pinheiro na sede da PreZero Portugal, foi solicitado aos colaboradores que transformassem postais antigas em ornamentos natalícios. O resultado final foi uma árvore original, reciclada e personalizada com o toque pessoal de cada colaborador. 

Árvore de Natal com decorações criadas pelos colaboradores da PreZero Portugal através de postais antigos

4.  Desperdício zero à mesa: Planeie antecipadamente as suas refeições para as festas que se avizinham. Deve preferir ingredientes locais, sazonais e que evitem embalagens e uso de plástico. Não desperdice alimentos, armazene-os adequadamente e, com as sobras, crie receitas novas em família. No final, não se esqueça de fazer a reciclagem, quer seja das embalagens, latas, garrafas que devem ser colocados nos ecopontos corretos, do óleo usado nas frituras, ou, ainda, dos resíduos orgânicos.

5.  Árvore Eco-Friendly: Se já tem uma árvore de Natal artificial deve mantê-la durante vários anos, já que o seu material não pode ser reciclado. Se optar por um pinheiro natural procure um produtor local, em que as árvores sejam cortadas para manter o terreno limpo e que não provoquem desflorestação. Além disso, é possível aproveitar os restos da árvore, por exemplo, em coberturas para solos ou em composto, ou encontrar associações que aproveitem o pinheiro para outras finalidades. 

Ao repensarmos as nossas tradições festivas e adotarmos práticas mais sustentáveis, podemos reduzir significativamente o impacto ambiental associado ao consumismo excessivo. Com pequenas mudanças, contribuímos para um futuro mais sustentável e saudável, basta pensarmos nos 3R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Na PreZero queremos desafiar todos a transformarem este Natal numa época de celebração consciente, em que preservamos o ambiente e contribuímos com um presente para as gerações futuras: um futuro mais limpo. Porém, este desafio deve estender-se para o ano inteiro, transformando todos os dias em dias conscientes e sustentáveis. 

Artigo sobre o consumismo irresponsável na época de natal
Elisabett Russo_Diretora de Qualidade e Ambiente da PreZero Portugal
Elisabett Russo

Diretora de Qualidade e Ambiente da PreZero Portugal

Engenheira Química pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto, já desempenhou várias funções em empresas do setor metalomecânica, ambiente, indústria química e indústria automóvel. Integrou a Cespa em 2009, permanecendo na empresa após a aquisição da mesma pelo Grupo Ferrovial. Atualmente é Diretora de Qualidade e Ambiente da PreZero Portugal.