Marketing Digital vs Economia Circular

O paralelismo entre Economia Circular e Marketing Digital

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Publicado a 5 de setembro de 2023

Num mundo marcado pela rápida evolução tecnológica e por uma preocupação crescente com a sustentabilidade, surgem dois conceitos poderosos como agentes de mudança: a Economia Circular e o Marketing Digital. Aparentemente distintos, estes partilham entre si muitas semelhanças e relações interessantes. Numa comparação feita entre a Economia Circular e o Marketing Digital, é notória a sua correlação e a importância que ambas têm na remodelação das indústrias.

Fundamentos e objetivos

A Economia Circular, na sua essência, desafia o modelo linear tradicional de “produzir, utilizar e deitar fora”. Neste novo modelo o objetivo é criar um sistema de ciclo fechado, onde os recursos são maximizados e os resíduos minimizados. O foco está na conceção de produtos para durabilidade, reutilização e reciclagem, e assim reduzir a quantidade de recursos utilizados, minimizando o impacto ambiental.
O Marketing Digital promove produtos, serviços ou marcas através de canais digitais, de forma a alcançar e envolver um público-alvo específico. Procura criar conexões relevantes, inspirar comportamentos e gerar conversões, utilizando diversas ferramentas digitais, como as redes sociais, o marketing de conteúdos, a otimização de motores de busca e outras.

Marketing Digital vs Economia Circular
Educação e sensibilização

Uma das principais abordagens da Economia Circular é a sensibilização para as práticas sustentáveis, o apelo à redução do desperdício e a proteção do ambiente. Educar os consumidores sobre os benefícios da reciclagem, da reutilização e da escolha de produtos duráveis é essencial para promover um mindset que se foque na circularidade.
O Marketing Digital destaca-se por criar estratégias para consciencializar através de conteúdos educativos. As empresas, geralmente, recorrem a canais como blogues, redes sociais, newsletters, podcast’s para informar o seu público-alvo, sobre as vantagens em adotar práticas circulares, que possam levar à mudança de comportamentos.

Ciclos de vida

Prolongar a durabilidade dos produtos e materiais é um dos pilares da Economia Circular. Ao conceberem produtos que são facilmente reparados e reciclados, as empresas contribuem para a preservação dos recursos e a redução dos resíduos.
Da mesma forma, o Marketing Digital tem como foco estender a vida útil dos esforços de marketing. Os conteúdos frequentes e a aposta na fidelização através, por exemplo, do email marketing, garantem que as mensagens continuem a chegar e a envolver o público ao longo do tempo, maximizando o valor das campanhas digitais. Não basta atrair clientes, é preciso manter essa relação.

Computador a exibir o Blog corporativo da PreZero Portugal
Dados e otimização

Os dados assumem um carácter necessário na Economia Circular, permitindo que as empresas acompanhem e otimizem os fluxos de materiais, a redução de resíduos e a utilização de recursos. A análise permite encontrar melhorias, que levam à tomada de decisões.
Uma das vantagens do Marketing Digital é poder ter acesso a dados e métricas imediatas e segmentadas que, depois de analisadas, permitem melhorar estratégias ou desenhar um plano de marketing novo para determinada campanha.

Mapa com todos os países da PreZero
Inovação e cooperação

Assumir a Economia Circular exige uma abordagem inovadora e a cooperação entre setores. Os departamentos devem trabalhar em conjunto, para criar novas tecnologias de reciclagem, de designs de produtos inovadores, entre outros.
O Marketing Digital também evolui por causa da constante aposta na inovação e cooperação. O desenvolvimento tecnológico e das plataformas obriga os profissionais de marketing a experimentar novas estratégias, a investir na aprendizagem e na cooperação com marcas para obter resultados eficazes no envolvimento com o público.

Cooperação é a palavra-chave para definir o modo como a PreZero trabalha a sua estratégia de Marketing Digital. Conscientes da importância das sinergias, todos os países partilham, com os restantes, as suas ideias e boas práticas nas reuniões mensais de marketing, SEO & SEA e redes sociais. Contamos, ainda, com o suporte de uma equipa de Marketing, da PreZero Internacional, para o planeamento e implementação de estratégias, garantido que todos temos em consideração os valores e os objetivos do grupo.

Assim, percebemos que tanto a Economia Circular como o Marketing Digital têm o objetivo comum de mudar mentalidades, inspirar comportamentos e fomentar mudanças positivas. Além disso, o Marketing Digital é um agente importante para consciencializar, educar e atrair as pessoas para o conceito de Economia Circular. Juntos, estes paradigmas representam uma parceria fundamental, que tem o poder de transformar os vários setores, promover um futuro mais sustentável, e criar valor para as empresas e a sociedade em geral.

Técnica de Comunicação e Marketing da PreZero Portugal
Joana Gonçalves

Técnica de Comunicação e Marketing da PreZero Portugal

Licenciada em Ciências da Comunicação, com especialização em Publicidade e Relações Públicas, pela Universidade Minho e a frequentar a Pós-Graduação em Marketing Digital pelo IPAM. A sua experiência profissional tem sido nas áreas da Comunicação e do Marketing Digital aplicadas à área da educação. Atualmente, trabalha no Departamento de Comunicação e Marketing da PreZero Portugal.